A pulverização é feita através de um pulverizador agrícola, que é um equipamento feito para distribuir uma substância líquida (geralmente diluída em água) em pequenas partículas, que garantem uma distribuição na quantidade correta e nos locais desejados. Essa técnica pode ser feita por terra ou por via aérea, dependendo da extensão da área que irá receber o produto.
Tipos de pulverizadores
Existem diversos tipo de pulverizadores, que podem atender a vários tipos de necessidades. Para escolher o ideal para sua lavoura, é preciso avaliar o tipo de cultura e o tamanho da sua plantação.
Por exemplo: para culturas anuais, as barras acopladas a um trator são as mais utilizadas. Para culturas perenes, o atomizador é o ideal. Já o tamanho da lavoura vai determinar a capacidade da máquina a ser adquirida ou a quantidade de equipamentos necessária.
A absorção é dividida em dois estágios. O primeiro é quando o produto chega à superfície da planta (epiderme) e ocorre a penetração cuticular e a segunda parte, é quando ocorre a absorção dentro das células da planta, dando início, de fato, ao processo de nutrição.
Já em relação a quantidade de nutrientes que cada planta irá precisar, é feito a diagnose foliar.
Outras vantagens
Além da correção nutricional, a uniformidade na aplicação, a proteção e o auxílio no desenvolvimento, a aplicação foliar trás outras vantagens como:
– As doses para aplicação são menores do que as aplicações via solo
– As respostas à aplicação dos micronutrientes são quase que imediatas e consequentemente as deficiências podem ser corrigidas durante a estação de crescimento.